Como Acabar com as Caspas

Como Acabar com as Caspas

Os cientistas descobriram que a caspa ocorre quando um fungo semelhante à levedura, chamado malassezia, multiplica-se no couro cabeludo. Esse fungo microscópico, um habitante normal da cabeça de um ser humano saudável, alimenta-se dos óleos gordurosos secretados pelos folículos pilosos no couro cabeludo. Mas, às vezes, por razões ainda desconhecidas, o fungo cresce descontroladamente, causando uma irritação que acelera a troca deas células no couro cabeludo.

A caspa é um problema que afeta uma boa parte da população no Brasil, e embora simples de combater, pode afetar até sua vida social. Afinal, nada mais desagradável do que cumprimentar alguém com a blusa cheia de caspa, não é mesmo? Ou encontrar essa pessoa na fila do self service. Baseado em uma pesquisa e até em experiências próprias, resolvi fazer esse post para ajudar quem, assim como eu, já sofreu com esse problema.

-O melhor horário para lavar o cabelo, com certeza, é pela manhã. O sol matinal irá secar seu cabelo de forma muito mais eficaz.

- Evite o uso de bonés e chapéus, pois o suor e o abafamento do seu couro cabeludo podem causar mais caspa ainda.

- Durante a lavagem do cabelo, não esfregue com as unhas o couro cabeludo, pois isso pode causar feridas e até mais caspa. Apenas massageie suavemente com a ponta dos dedos, em movimentos circulares.

-Evite receitas caseiras a base de limão e frutas cítricas, pois, ao invés de ajudar, podem irritar o couro cabeludo e causar uma série de alergias.

-Utilize shampoos anti-caspa específicos para o seu tipo de cabelo, diariamente. Caso necessário, existem condicionadores apropriados para quem tem problema de caspa.

. Nunca, jamais, em hipótese alguma, durma com os cabelos molhados e nem úmidos.

 Alimente-se de forma saudável, evite alimentos gordurosos, beba água e tente evitar o estresse.

. Alimente-se de forma saudável, evite alimentos gordurosos, beba água e tente evitar o estresse.

Procure lavar o cabelo com água entre morna e fria, com temperatura por volta de 22ºC. Se você tem caspa frequentemente, evite banhos com água muito quente, pois ela estimula a produção de gordura natural da pele.

O modo mais eficaz de acabar com a caspa é descobrir o fator que pode estar causando-a, como por exemplo, stress, cabelos mal lavados, ou uma irritação da pele. Desse modo, qualquer tratamento ficará muito mais efetivo.


4 comentários:

  1. Gostei de seu artigo e principalmente da forma como você abordou o assunto. Não é uma coisa de outro mundo e pode ser resolvido é só descobrir o fator que pode estar causando o problema que no meu caso acredito que seja stress. Obrigado amigo pelas valiosas informações.

    ResponderExcluir
  2. Olá Cristal...

    Excelentes dicas, eu sou uma que esfrego o couro cabeludo com as unhas,não tenho caspa, mas é um meio de prevenção não é mesmo? Então evitar é melhor...

    Abraços viu...amei seu Blog..e por aqui fico se me permitir..:)...

    Beijos

    ResponderExcluir