Ser Barbie é para quem pode



Preferência nacional entre as alas feminina e masculina, as madeixas deslumbrantes da boneca mais famosa do mundo não são mais um sonho distante para nós! Com as novas técnicas de coloração, tratamento e alongamento, ficou fácil conquistar melenas loiras e longas iguais as da Barbie.
   
Por Fernanda Dragone
Mas antes de sair correndo para o salão de beleza é bom ficar atenta, pois infelizmente nem todas nós podemos usufruir desse visual. “A primeira regra para quem quer mudar o look é saber que descoloração com alisamento é uma fórmula que não combina, por isso, se você tem os fios cacheados, é bom mudar de idéia”, adverte o colorista Juha Antero, do MG Hair Design, de São Paulo.


Textura: lisos perfeitosGarantir um cabelo liso com efeito natural é o mais importante. Por isso, se você possui madeixas cacheadas ou onduladas, o sonho de desfilar com o visual da Barbie pode ficar mais distante do seu mundo, já que alisamentos com guanidina e amônia não podem ser feitos em melenas descoloridas – e vice-versa.
Agora, se você quiser mesmo aderir ao look da Barbie, saiba que terá de virar escrava do secador e da chapinha para conseguir madeixas escorridas. Mas lembre-se de proteger os fios com produtos termoativados antes de começar o processo. Caso contrário, os fios ficarão ressecados, quebradiços e com aspecto queimado.
E se você já tem a cabeleira lisa, saiba que não passará em branco nesse tópico. O cabelo da Barbie não tem uma ondulação sequer, por isso, nem pense em secar os fios naturalmente – só de usar o jato quente do secador, seus fios já ficarão mais assentados e com o movimento desejado.
Cor: loiro dourado, quase platinado
Não adianta negar. Ficar loira é a vontade de 90% das mulheres. Sinônimo de sensualidade, a tonalidade mais pedida nos salões tem suas regras para ser usada. A primeira coisa que você precisa ter em mente é que madeixas claras precisam de manutenção para ficarem em dia. Por isso, é necessário preparar o bolso para visitas freqüentes ao cabeleireiro.
Para evitar que a cor fique manchada, o ideal é retocar a nuance a cada 20 dias. “Quem ainda não tem muita certeza se quer ou não desfilar com o famoso loiro-dourado-platinado, é melhor começar a clarear os fios com mechas e luzes”, aconselha Juha Antero.
Para quem já tem as madeixas nos tons loiro escuro ou castanho claro, é possível descolorir os fios com água oxigenada volume 20 ou 30. Já para as melenas pretas, a solução é a decapagem, porém o colorista adverte que a técnica pode danificar (e muito!) os cabelos.
Movimento: suaves ondasLisos, sim, chapados jamais! Para conseguir o mesmo efeito do cabelo da Barbie, é preciso somar dois fatores importantes: cortes repicados e truques na hora de secar.
Se os fios forem muito lisos, enrole bobes na parte da frente para que o cabelo ganhe volume e deixe a raiz soltinha. Aplicar um pouco de mousse e fazer baby-liss somente nas pontas também ajuda. Além disso, fuja das madeixas retas, isso faz com que o cabelo fique pesado.
Corte: longo e com um suave dégradéSe você quer fios longos como o da Barbie, é necessário ficar atenta a freqüência com que corta as madeixas. O ideal é a cada três meses, apenas para eliminar as pontas duplas. Em um intervalo menor, você corre o risco de perder comprimento.
E, como todo cabelo comprido pede atenção redobrada, é muito importante a manutenção em casa com produtos que previnam pontas ressecadas e duplas, como a aplicação de leave-in e reparador de pontas.
Vale lembrar que o cabelo original da Barbie é na altura da cintura e com as laterais em dégradé. Mas, na vida real, o visual não precisa ser seguido à risca. Afinal de contas, é preciso – antes de tudo – ver se o seu tipo de rosto combina com esse corte.
Em alguns casos, vale até mesmo encarar uma franja – e se alguém falar que o seu cabelo não está igual ao da boneca, é só falar que você se inspirou na Barbie Malibu.
No entanto, se você não tem o cabelo comprido nem paciência de deixar crescer, o cabeleireiro indica os alongamentos que dão o mesmo efeito e de forma natural.
Tratamento: brilho em alta
Não é segredo para as donas de fios loiros, principalmente os coloridos, que a tonalidade é a campeã em deixar as madeixas opacas. Para evitar que isso aconteça com sua cabeleira à la Barbie, a palavra preguiça deve ser riscada do seu dicionário, já que as hidratações terão de ser constantes.
Também será preciso investir em produtos específicos (leia-se xampu, condicionador e leave-in) para cabeleiras loiras. No salão, a recomendação é de que as técnicas de hidratação sejam feitas a cada 20 dias para que o tratamento seja mais profundo; porém, as máscaras hidratantes devem ser usadas semanalmente em casa.
“Meu conselho é que a mulher intercale máscaras de proteínas e queratinas com óleo de macadâmia ou abacate. A primeira ajuda a fortalecer a fibra, enquanto o segundo é excelente para restaurar a fibra capilar.
Outra dica para dar brilho às melenas é tomar uma ducha de água fria antes de sair do banho, para fechar as escamas do fio”, ensina o expert Juha Antero.
Só para quem pode!
Ser uma loira tipicamente barbiana (sim, o visual é tão lindo que merece essa expressão própria que a gente se deu o direito de criar) não é para qualquer mulher. Antes de tudo, é essencial ter muita personalidade para segurar essa atmosfera blonde. E, depois, é essencial ter visual que facilite essa incorporação. Por isso, só invista no look se…
- tiver pele clara, já que é a que mais combina com o tom;
- for dona de madeixas lisas ou levemente onduladas;
- contar com dinheiro suficiente para bancar as visitas ao salão;
- for extremamente vaidosa para cuidar dos fios com carinho;
- não se importar de chamar a atenção por onde quer que passe;
- amar usar maquiagem 24 horas por dia!
Revista Cabelos & Cosméticos

Um comentário: